Rui de Azevedo Teixeira, textos sobre Guerra, Literatura & Cinema



www.ruideazevedoteixeira.com

Literatura

Literatura imagem
< >

A Guerra e a Literatura - Rui de Azevedo Teixeira

1ª Edição ::: 2001
::: CARREGUE NA IMAGEM PARA LER O TEXTO :::
Rui de Azevedo Teixeira percorre, entre outros espaços literários, o Velho Testamento, o território homérico, os romances de cavalaria, Cervantes, Shakespeare e Camões, Herculano, Tolstoi, Jünger, Drieu la Rochelle, Céline, Hemingway, Edith Wharton, Borges, Ford Madox Ford, Lobo Antunes, Manuel Alegre, Lídia Jorge, João de Melo e Carlos Vale Ferraz.
capa do livro origem dos textos publicados índice
Só depois de ter publicado o texto sobre o romance de João de Melo que consta deste Índice é que soube, pelo Domingos Lobo, que Melo sobreviveu a uma situação de violência extrema na Guerra de África. Isso merece o meu respeito. Para um antigo combatente tal facto é da ordem do sagrado. E, assim, se tivesse sabido do acontecido antes, não teria dado a público o referido texto. Ou então, pelo menos o tom do texto teria sido outro. Continuo, no entanto, a considerar "Autópsia..." um romance menor, sem ter sequer a força de "Memória de ver matar e morrer" que lhe está na base. E, claro!, sem a excelência de "Gente Feliz Com Lágrimas", um dos poucos grandes romances dos últimos trinta anos.
Imprimir >>
< >
Livro de Rui de Azevedo Teixeira. Carlos Vale Ferraz: A Guerra, A literatura e o Homem. Os textos que se encontram são: O soldado de Eleição e o Revolucionário falhado, Nó cego: Romance de Aventuras e Selo do Marcelismo; ASP, Soldadó e Os Lobos não usam coleira: A revolução, O cómico e o crime, o Universo Misógino do Guerreiro.