Rui de Azevedo Teixeira, textos sobre Guerra, Literatura & Cinema



www.ruideazevedoteixeira.com

Guerra

Guerra imagem
< >

A Geração do Fim

::: 2007 :::
::: CARREGUE NA IMAGEM PARA LER O TEXTO :::
"Os quatro militares que tenho pela frente - os coronéis Melo Parente, Lomba Martins e Duarte Botelho e o general Silvestre Martins - pertencem à última geração que combateu no Império, à geração que, pela derradeira vez, defendeu as gigantescas, quase fantásticas, fronteiras do último (e primeiro) império de tipo tradicional."
A Geração do Fim
Imprimir >>
Rui de Azevedo Teixeira nasceu em 1951, em Argivai, Póvoa de Varzim. Foi alferes dos comandos em Angola, entre Janeiro de 1973 e Fevereiro de 1975. É licenciado em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Magister Artium em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Técnica da Renânia Vestefália (Aachen) e Doutor em Letras pela mesma universidade. Foi docente na Universidade do Minho (1978/79; 1981/86; 1988/91), no ISCED/Universidade Agostinho Neto (Lubango, Angola, 1979/81) e no ISP/Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique, 1986/88). Actualmente é professor na Universidade de Colónia, Alemanha. Autor de A Guerra colonial e o romance português, A guerra e a literatura, O fim do Império e a novelística feminina (manual para mestrado on-line), o leitor hedonista. A Geração do Fim - Eles viveram a paz, a guerra e o processo revolucionário (1974), em situações muito criticas e letais, por vezes, descritas de forma irónica na comunicação social. As eleições de 1958; Humberto Delgado; o caso de Beja; as expedições à Índia E A Timor; a revolta dos gendarmes no Congo Belga; N'Riquinha; Savimbi; Mueda/Wiriyamu; Cabedu; os pára-quedistas em Carmona; no Cantanhês; em Gadamael e no Guidage, são objectos destes relatos. E, também, a advocacia em cadeira de rodas de um deficiente das Forças Armadas. Relatam-se acontecimentos do PREC e da PSP de Lisboa.
Março ::: 2007
::: CARREGUE NA IMAGEM PARA LER O TEXTO :::
Na 1.ª fila - entidades convidadas: Sr. Comandante da Academia Militar, General PaivNa 1.ª fila - entidades convidadas: Sr. Comandanteda Academia Militar, General Paiva Brandão, representando decorreu à mesma hora) e Pinto Ramalho CEME (ausente em visita às FA na Bósnia ); Sr. Bispo de Madarsuma, D. António dos Reis Rodrigues; Sr. General Altino de Magalhães; Sr. General Rocha Vieira; Sr. General Garcia dos Santos;Sr. General Cabral Couto; Sr. Coronel Vasco Lourenço,Presidente da Associação 25 de Abril; Sr. José Arruda,Presidente da ADFA.
página ADFA
< >